Orientações para as provas: o que pode e o que não pode

07 set Orientações para as provas: o que pode e o que não pode

Muitos participantes buscam uma vaga em universidades federais e estaduais do Brasil. Para não colocar tudo a perder na hora do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), esses estudantes devem estar atentos às regras do exame – sendo que algumas delas são incomuns. É proibido, por exemplo, portar lápis e borracha, assim como celulares. O Ministério da Educação (MEC) alega que as medidas pretendem garantir a lisura do exame. Confira a seguir as regras do ENEM. E boa prova!

Horário: não há tolerância com atrasos.

Os portões das escolas onde o ENEM é realizado são fechados pontualmente às 13h, horário de início da prova. Não são tolerados atrasos sob nenhuma justificativa.

ORIENTAÇÕES:

Um ou dois dias antes do exame, faça o trajeto de sua casa até o local de prova para calcular o tempo necessário ao deslocamento. Nos dias de realização do ENEM, prepare-se para chegar ao local 1 hora antes do início da avaliação, evitando correria e transtornos: antecipar a chegada não só evita atrasos, mas também afasta fatores que podem desestabilizar os participantes instantes antes da prova. Nervosismo extra é tudo o que não é bem-vindo na hora do ENEM.

Lembre-se: a prova começa às 13h, no horário de Brasília. Se seu estado não utiliza o horário de verão, programe-se corretamente.

Documentos: só originais e com foto são aceitos pelos fiscais.

A organização do ENEM exige que os participantes apresentem um documento original de identidade com foto no momento da prova. Portanto, não valem título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, carteira de estudante ou crachá de empresa ou escola. Também não são aceitos documentos danificados ou ilegíveis. E mais: cópias, mesmo que autenticadas, não são aceitas.

ORIENTAÇÕES:

Ao se dirigir ao local de prova, tenha em mãos a cédula de identidade original e atual. São aceitos também como documento de identificação carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira nacional de habilitação com foto.

Material escolar: nada de lápis e borracha.

Os participantes estão proibidos de levar para a sala de prova lápis, lapiseira, borracha, óculos escuros ou dispositivos eletrônicos. Os celulares devem permanecer desligados e lacrados durante todo o exame. Anotações e consultas a livros também são expressamente proibidas.

ORIENTAÇÕES:

Somente caneta esferográfica transparente e contendo tinta preta é permitida. Qualquer outro material será lacrado e só poderá ser usado ao fim do exame. Portanto, vá para a prova munido apenas do necessário e evite peso extra na bagagem.

Tempo: relógios também estão proibidos.

Apesar do tempo relativamente curto para resolver as 90 questões a cada dia de prova – média de três minutos por pergunta –, o edital do ENEM proíbe o uso de relógio durante a avaliação. Quem levar o acessório deverá lacrá-lo antes do início do exame, juntamente com outros artigos proibidos, como celulares.

ORIENTAÇÕES:

Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para realizar a prova do sábado e 5 horas e 30 minutos para a avaliação do domingo, que inclui a redação. Os fiscais estarão munidos de relógio e deverão informar o horário aos participantes ao longo do exame.

Redação: oito linhas é o mínimo.

Escrever menos de oito linhas ou copiar trechos dos textos apresentados na proposta de redação são razões que levam à anulação da prova. Fugir do tema proposto também. Quem assinar a redação ou fizer qualquer tipo de marcação no texto terá a prova zerada – mesma punição para quem desenhar ou escrever xingamentos na folha.

ORIENTAÇÕES:

A redação do ENEM cobra do participante um texto dissertativo-argumentativo baseado no tema proposto. Em outras palavras: deve-se apresentar uma ideia acerca do assunto apresentado pelos examinadores, tomar uma posição e defendê-la com clareza.

Comportamento: os fiscais mandam na prova.

Até o final do exame, o participante não deve se ausentar da sala de prova sem autorização prévia e acompanhamento do fiscal. A entrega do cartão de respostas só pode ser feita depois que tenham sido decorridas duas horas de exame. Quem não seguir as instruções ou maltratar os fiscais corre o risco de ficar de fora do ENEM. Nunca é demais avisar: a velha “cola” é proibida.

ORIENTAÇÕES:

Siga todas as instruções fornecidas pelos fiscais. É permitido ir ao banheiro, mas converse antes com o aplicador. E nunca leve o cartão de resposta ou o caderno de questões com você. Só é permitido deixar a sala de prova com o caderno de questões quanto faltarem menos de 30 minutos para o encerramento das provas.

Fonte: Veja